As principais dúvidas sobre cirurgia ortognática

Desmistificando a cirurgia ortognática

A Cirurgia Ortognática é muito benéfica, tanto na parte funcional quanto na estética dos pacientes.

Nós reunimos as cinco principais dúvidas dos pacientes, bem como os principais cuidados que devem ser tomados para ter uma boa recuperação!

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

A cirurgia ortognática é realizada sob anestesia geral, ou seja, o paciente está “dormindo” durante a realização do procedimento.

A anestesia geral, hoje em dia, é bastante segura. Tanto as técnicas como as medicações utilizadas para anestesia geral evoluíram muito nos últimos anos e são raras as intercorrências.

Após o término da anestesia podem ocorrer náuseas e dores de cabeça, mas isto geralmente é bem controlado com uso de medicamentos.

PODE OCORRER INFECÇÃO?

Em qualquer cirurgia é possível ocorrer infecção, portanto, o mais importante é evitar este tipo de complicação. As principais formas de evitar infecção em cirurgia ortognática são:

Técnica cirúrgica adequada

Correta utilização dos medicamentos

Manter excelente higiene bucal

Seguir as orientações pós-operatórias rigorosamente

PODE OCORRER HEMORRAGIA?

Assim como ocorre com a infecção, qualquer cirurgia também pode resultar em hemorragia, seja durante ou após o procedimento.

Portanto, o mais importante é evitar esse tipo de complicação. As melhores formas de evitar sangramento e hemorragia são:

Realizar repouso e evitar esforço físico;

Evitar alimentos e ambientes quentes.

COMO É A DIETA?

Nos três primeiros dias a dieta deve ser fria para evitar sangramentos, portanto, nesse período sucos, sorvetes e vitaminas são excelentes.

Durante uma semana, é importante manter uma dieta líquida e pastosa de forma equilibrada. Para isso, utilizamos um cardápio elaborado por uma nutricionista que facilita a alimentação pós-operatória.

Após esse período, a consistência da dieta vai aumentando gradativamente de acordo com a orientação do cirurgião.

O QUE É PARESTESIA?

Parestesia é a alteração temporária da sensibilidade, que se apresenta como uma dormência ou formigamento da região. No caso da cirurgia ortognática, a parestesia acomete lábios, queixo, céu da boca, gengiva e dentes.

É bastante comum os pacientes apresentarem este tipo de alteração após a cirurgia e a tendência é que seja algo passageiro, mas isto pode durar meses ou anos mesmo que o procedimento seja muito bem realizado.

A CIRURGIA DEIXA CICATRIZ?

A cirurgia ortognática não deixa cicatrizes aparentes na face, pois o procedimento é realizado por dentro da boca.

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest